Neste momento de otimismo, marcado pela reabertura progressiva de fronteiras internacionais e o desejo acumulado de retomar as viagens, a ILTM Latin America volta a reunir em São Paulo, entre 26 e 29 outubro, no hotel Tivoli Mofarrej, as principais grifes hoteleiras, destinos, companhias aéreas, cruzeiros e DMCs que se encontrarão com 120 dos mais gabaritados consultores da América Latina, a fim redescobrir experiências transformadoras que refletem as tendências atuais do turismo de luxo.
Tendo o mercado de turismo testemunhado um dos períodos mais desafiadores de todos os tempos, o sentimento de reconexão volta à tona com a possibilidade de estarmos juntos de novo presencialmente. Mais significativo ainda é o fato de que voltamos mais fortalecidos e conscientes do impacto de nossas ações neste iminente mundo pós-pandemia.
A ILTM Latin America se orgulha em receber no Brasil mais de 100 marcas comprometidas em proporcionar excelência, como em alinhar-se às demandas atuais de um Planeta que clama por conservação e paz. Nesta edição – ainda que mais compacta – sobram exemplos destes esforços.
Um destino em sintonia com este zeitgeist é a Suíça, que em sua atual campanha “Swisstainable Switzerland” fortalece a mensagem do consumo ponderado, no resguardar de seus tesouros naturais. Outro pioneiro em sustentabilidade é o turismo de Portugal, cuja meta é levar eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos a 75% dos provedores turísticos no país até 2023.
No mesmo compasso, destinos no Brasil se destacam com notáveis iniciativas, como é o caso da Pousada Estrela D’Água, sediada na idílica Trancoso, Bahia, que pretende zerar o uso do plástico substituindo-o por alternativas eco-friendly como canudos de bamboo e embalgens biodegradáveis feitas de fécula de mandioca. Entre as serras paulista e carioca, a autenticidade da Fazenda Santa Vitória se atesta na valorização da produção regional – da mesa aos passeios com guias locais. Já na maior metrópole do país, o Rosewood São Paulo não apenas chega como um projeto de restauração do patrimônio histórico e cultural, o Cidade Matarazzo, mas também com a recuperação da vegetação nativa, e design 100% brasileiro. A BLTA – Brazilian Luxury Travel Association – resgata junto aos seus mais de 40 membros os valores da hospitalidade excepcional com o bom uso dos recursos naturais e culturais do Brasil, a fim de posicioná-lo no olimpo do luxo.
Enquanto isso pelos mares, Regent Seven Seas Cruises e Oceania Cruises investem em resoluções tecnológicas inovadoras a fim de reduzir emissões de CO2. Entre tantos outros expositores empenhados em transformar positivamente a sociedade e o meio ambiente, a ILTM Latin America convida a nos unirmos nesta jornada, na manutenção de um elo global cada vez mais próspero nos próximos anos.