O evento terá ainda como novidade, a primeira edição do Campeonato de Tango do Nordeste Festival
Natal será palco no período de 28 de abril a 1 de maio de 2023 da quarta edição do Nordeste Tango Festival. O ritmo imortalizado pelos argentinos e pelo maior cantor de tango de todos os tempos, Carlos Gardel, vai reunir os participantes em aulas diárias e milongas (o baile de tango, como é popularmente conhecido na Argentina).
As aulas serão ministradas no Monza Palace Hotel em Candelária, enquanto as milongas serão realizadas no salão de eventos do Clube Ares Atlântico no Alecrim. O organizador do evento, o professor de tango, José Freire, explica que em Natal tem muita gente que participa da cena tangueira da cidade. Ele mesmo dá aulas de tango semanalmente no Conselho Comunitário de Potilândia, além de organizar uma milonga duas vezes por mês. “O evento volta agora depois de três anos parado por conta da pandemia do coronavírus”, disse o professor José Freire.
Aulas e milongas
O festival será dividido em duas partes básicas, com as aulas e as milongas. No caso das aulas, estas serão ministradas por grandes dançarinos/professores de tango (conheça mais sobre eles ainda nesta matéria), vindo de várias partes do Brasil. Além dos amantes do tango de Natal, também deverão participar pessoas vindas de várias partes do Brasil.
Na última edição do evento, realizada em 2019, vieram participantes do Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Fortaleza, Bahia. “O encontro visa estimular a adesão de novas pessoas e fomentar a prática de tango de salão, além de aprimorar técnicas e trazer novos conhecimentos aos amantes do tango, através de aulas, palestra, bailes e apresentações com estes renomados profissionais de Tango.”, disse o professor José Freire.
Como participar
Os interessados em participar da 4ª edição do Nordeste Tanto Festival, podem escolher pelo pacote completo com 10 horas de aulas, show de gala com apresentação dos professores/dançarinos de tango profissionais, três milongas abertas a todos os participantes do festival, além do bônus de inscrição na primeira edição do campeonato de tango do festival. Há também pacotes avulsos para quem deseja participar apenas de uma aula, em uma das milongas, do show de gala ou apenas do campeonato de tango.
Grande novidade do festival
Para esta quarta edição, o professor José Freire informa que a maior novidade do festival será a realização do primeiro campeonato de tango do Nordeste Tango Festival, que será realizada durante as milongas do evento. Poderão participar todas as pessoas maiores de idade, aficionados, amadores e/ou profissionais, exceto os professores que ministrarão aulas durante o evento.
A competição será realizada apenas no estilo tango de pista, que é o tango tradicional, dançado nas milongas, diferente do tango de palco, praticado com passos e coreografias mais arrojadas, voltado para espetáculo. “O tango de pista é entendido como uma dança social, onde o mais importante é a improvisação, o abraço e a conexão entre o casal”, explicou o professor José Freire.
Por Rosinaldo Vieira