Redescobrindo a Praça das Mães: Documentário resgata história da cidade de Natal

Um dos lugares mais importantes do município de Natal, marco do limite da cidade colonial, ganha documentário para resgate da sua história. O mini documentário  “Redescobrindo a Praça das Mães” usa narrativas diversas sobre a história e a memória da praça localizada no centro histórico da capital potiguar. O vídeo, que é uma realização do Entre Nós Coletivo de Criação e Diana Fontes – Direção e Produção Cultural, está disponível no Youtube.
 
A Praça das Mães está localizada na bifurcação entre as avenidas Câmara Cascudo e João Manoel, na subida do bairro da Ribeira para a Cidade Alta. Ela, que já foi o marco norte de delimitação da Natal Colonial, construída no século XVI, passa hoje despercebida pelos potiguares que observam apenas a falta de manutenção e cuidados com o espaço e com a obra do artista plástico potiguar Dorian Gray.

A partir de entrevistas com especialistas e pessoas que têm uma ligação emotiva com o espaço, o documentário faz um resgate importante da memória desta Praça, uma vez que traz para o público informações sobre o período de construção, as suas modificações e todo o contexto social envolvido nestas transformações.

Além do conteúdo histórico, didático, de importante valor para a preservação oral das narrativas, o mini documentário trata também sobre a relevância da preservação da arquitetura e manutenção da obra de arte instalada na Praça, que faz parte do polígono de tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natal, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 2010.

Diana Fontes, diretora do projeto, conta que a ideia de realizar o documentário veio da preocupação em observar que a cidade não preserva a sua história, favorecendo, segundo ela, um apagão histórico. “O objetivo dessa ação é sensibilizar os poderes públicos para recuperar as Praças e que a população possa ocupá-las, reconhecendo e perpetuando a primeira área da nossa cidade Natal”, afirma.

“Redescobrindo a Praça das Mães” foi viabilizado através de patrocínio da Lei Djalma Maranhão, Prefeitura de Natal e Hotel Praiamar, e realizado pelo Entre Nós Coletivo de Criação e Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

O Grupo

O Entre Nós Coletivo de Criação é um grupo de artistas, professores e produtores, criado em Natal e que desde 2009 atua especialmente na área da dança contemporânea. No ano de 2021 o coletivo iniciou o projeto “Entre: Nós, o Centro Histórico e a Rua!”, com a  primeira produção em vídeo com o objetivo de promover um olhar sensível e afetivo para as memórias da cidade de Natal, em uma intervenção urbana na Cidade Alta, através de pesquisa histórica e também da dança.

Rolar para cima