O Sebrae no Rio Grande do Norte anunciou a prorrogação do prazo final para as inscrições no Edital Regenera, a quinta edição do Programa de Aceleração do Sebraelab Natal. O objetivo da instituição com a iniciativa é fortalecer o ecossistema de negócios inovadores que tenham um impacto social significativo ou promovam o equilíbrio ambiental. Inicialmente previsto para encerrar nesta sexta-feira (7), o prazo foi prorrogado até o dia 19 de julho. O edital busca identificar e premiar startups que desenvolvam modelos de negócios sustentáveis, escaláveis e com impacto positivo nas esferas social ou ambiental.
O programa oferece acompanhamento, mentoria e suporte financeiro para impulsionar esse tipo de empreendimento. Serão selecionadas até 15 startups, que receberão um prêmio individual de até R$ 30 mil. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no portal do Sebrae-RN ou acessá-lo diretamente através do link https://programas.sebraestartups.com.br/in/regenera. O edital visa apoiar empreendimentos legalmente estabelecidos no Rio Grande do Norte e que , desde que estejam contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.
As startups interessadas em participar da seleção pública devem estar sediadas no Rio Grande do Norte e registradas como pequenos negócios, enquadrando-se em uma das categorias do Simples Nacional: Microempreendedor Individual, Inova Simples, Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte. No entanto, é importante ressaltar que o programa busca negócios que já estejam em operação, não sendo aceitas ideias em estágio inicial. Além disso, é necessário que os empreendimentos demonstrem escalabilidade e tenham como objetivo gerar impacto social.
Segundo Elisete Lopes, gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental, é fundamental apoiar essas iniciativas, e a premiação oferece um incentivo financeiro para que as startups possam investir em seus próprios negócios, ampliando o impacto econômico, social e ambiental nas comunidades em que atuam.
“Por meio do Edital Regenera, pretendemos promover e apoiar ações de impacto que solucionem problemas sociais e ambientais, mas de maneira inovadora, escalável e que gere um impacto positivo real na comunidade ou no meio ambiente em que estão inseridas”, explica a gestora do Edital Regenera.
As 15 startups mais bem classificadas serão selecionadas para participar do programa e também serão premiadas. Cada uma receberá um valor de até 30 mil reais, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e para impulsionar o crescimento desses negócios de impacto, conforme estabelecido pelo Sebrae para caracterizá-los.
Inovação com impacto
Negócios Inovadores de Impacto Social são aqueles que possuem características distintas. Em primeiro lugar, eles têm uma intenção clara de resolver problemas sociais ou ambientais, sendo que a solução oferecida é o cerne de sua atividade principal. Além disso, esses negócios operam de acordo com a lógica do mercado, buscando retornos financeiros, e têm a capacidade de expandir o número de clientes, usuários e faturamento sem aumentar proporcionalmente os custos de operação. Por fim, eles se comprometem a monitorar e relatar o impacto social ou ambiental gerado, buscando torná-lo efetivo.
Essa é a segunda vez neste ano que a instituição lança um edital voltado para empresas desse perfil. A abertura do Edital Regenera reflete o compromisso do Sebrae-RN em impulsionar negócios inovadores e sustentáveis que gerem impacto socioambiental no Rio Grande do Norte. Ao premiar essas empresas, a instituição reconhece a importância do empreendedorismo voltado para a solução de problemas sociais e ambientais, estimulando o crescimento desse ecossistema empresarial e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.