O designer Marc Bohan, ex-diretor artístico da Dior, morreu aos 97 anos em sua casa na Borgonha, na França. A morte ocorreu na quarta-feira (6), segundo o jornal francês Le Monde.
Bohan nasceu em Paris em agosto de 1926 e, antes de ingressar no mercado da moda, chegou a estudar finanças. No entanto, logo abandonou o curso e foi contratado como aprendiz de oficina na casa de alta costura Jean Patou.
Depois, Bohan começou a trabalhar na Robert Piguet, onde ficou por sete anos até decidir montar sua própria linha de alta costura, mas que durou apenas uma temporada devido à má gestão financeira, conta a biografia do autor no jornal francês Le Figaro.
Foi quando entrou na Christian Dior. Ele aproveitou que o diretor artístico da marca à época, Yves Saint-Laurent, foi cumprir serviço militar para substituí-lo dentro da casa, onde permaneceu de 1961 até o final da década de 1980.
Neste período, Bohan desenvolveu a marca internacionalmente e conquistou personalidades, conforme a biografia. Segundo o Le Monde, ele também foi responsável por ancorar a Dior no mercado de perfumaria.