Em um mundo em constante mutação, a moda e a arte sempre andam juntas ressignificando conceitos. É o que propõe a nova colaboração entre uma das casas mais tradicionais e, ao mesmo tempo, mais inovadoras do mundo – a Louis Vuitton – e Yayoi Kusama, que, aos 93 anos, é a artista viva que mais vendeu obras no mundo e que ainda produz diariamente no hospital psiquiátrico em que se internou voluntariamente nos anos 1970 e onde vive até hoje.
À primeira vista, a japonesa “apenas” reproduz bolas (ou poás) à exaustão. Mas sua obra vibrante, de energia psicodélica, fala muito sobre o caos que toma conta de todos nós em algum(ns) momento(s) da vida. “Estou determinada a criar um mundo que ninguém jamais fez e pisou”, afirma.
Foi a partir dessa proposta meio onírica que a Louis Vuitton criou a segunda coleção com a artista, trazendo um “novo encontro criativo, despertando, evoluindo e expandindo a pioneira colaboração inicial”, afirma a maison.
A série de produtos, que chega às lojas nesta sexta-feira (6), reinterpreta as peças icônicas, atualizadas com os motivos característicos da artista. “Celebrando arte, audácia e trabalho artesanal, os temas Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots, e Psychedelic Flower de Kusama embelezam o universo da Louis Vuitton”, continua a grife de luxo.
As peças foram produzidas com a Savoir-Faire, uma técnica de serigrafia inédita da Louis Vuitton que reproduz as pinceladas de Kusama, proporcionando um efeito 3D realista do pintado à mão. Aplicadas à mão, uma a uma, meias esferas de metal de vários tamanhos trazem um efeito inusitado de espelho prateado em uma série de peças da coleção.
O lançamento ganhou uma campanha protagonizada por supermodelos de renome internacional, incluindo a brasileira Gisele Bündchen, Bella Hadid, Anok Yai, Karlie Kloss, Malick Bodian e Christy Turlington, e lojas da Louis Vuitton no mundo, como em Tóquio, no Japão, e no Meatpacking District, em Nova York, nos Estados Unidos, ganharam vitrines decoradas com a temática da coleção.
Sobre a artista
Yayoi Kusama teve uma infância pobre na zona rural do Japão e, com sua arte, tornou-se uma artista famosa internacionalmente, com um trabalho sem recorte de tempo ou classificação de estilo. Hoje é o nome feminino vivo mais influente da arte na atualidade.
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Esta é a segunda vez que a marca francesa de luxo colabora com Kusama. A primeira foi em 2012. A parceria foi liderada pelo então diretor criativo Marc Jacobs, que foi também responsável pelas colaborações de grande sucesso de Stephen Sprouse e Takashi Murakami.
Em tempo, é possível ver o mundo pelos olhos de Kusama com um filtro desenvolvido para as redes sociais inspirado em seus padrões característicos, criados pela Louis Vuitton para celebrar a parceria.