A Principia, fintech recém-lançada ao mercado, pretende ajudar universitários a por a mensalidade em dia e a reduzir as taxas de evasão que são duas das grandes dores do setor de educação superior.
A startups fez, recentemente, a fusão com a 4ies e recebeu um aporte de 24 milhões de reais, liderada pela Valor Capital Group e tem a participação da Supera Capital e da GFC (Global Founders Capital).
Por trás da operação da fintech, está o potiguar Newton Maia, ex-CEO da IMC (International Meal Company), dono de marcas como Pizza Hut, KFC e Frango Assado.
Antes do mercado alimentício, o executivo atuou como diretor de educação do Advent International, fundo de private equity focado em aquisições, estruturações e vendas de companhias. Ao longo de 10 anos no empresa, participou de diversas operações de compra e investimentos em grupos como Kroton (atual Cogna), Unopar, Anhanguera e FSG.
Essa é a segunda experiência de Maia como empreendedor. Aos 23 anos e recém-formado em engenharia pela ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), ele fundou uma fazenda de camarões para exportação no Rio Grande do Norte.