Por Thiago Gomes*
As datas comemorativas sempre são excelentes épocas para alavancar as vendas das empresas, especialmente, o Dia dos Namorados. Considerada como a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, uma boa estratégia de marketing é capaz de trazer excelentes resultados para os lojistas, seja qual for o seu segmento. Mas, é preciso se preparar desde já para sua chegada, identificando os desejos de seu público-alvo e, acima de tudo, quais os melhores canais para atender essa demanda.
Em um relatório divulgado pela All In, o faturamento registrado nessa época em 2022 ultrapassou a marca dos R$ 6,5 bilhões para o varejo. Fora a quantia surpreendente, outros insights valiosos observados neste estudo dizem respeito ao comportamento do consumidor, que prezou pela praticidade e simplicidade. Os canais digitais ganharam imenso destaque na jornada de compras, valorizando soluções mais conectadas, inteligentes e eficientes que tornem sua experiência mais rica e memorável.
Com o crescimento do e-commerce, mudaram-se as estratégias utilizadas para se conectar com o seu público, que agora é, em sua maioria, bem mais digital. E, para atender essa necessidade evidente, confira os três canais que mais trarão benefícios para alavancar as vendas no Dia dos Namorados:
#1 WhatsApp: este é o meio de maior alcance em todo o mercado brasileiro, sendo a ferramenta mais utilizada pela equipe de vendas de 86% das empresas do país para contatar leads, segundo a pesquisa Panorama de Vendas. Do lado do consumidor, a preferência também se destaca, com 83% dos usuários que preferem ser atendidos por este aplicativo de mensageria, de acordo com o relatório da All In. Em épocas comemorativas como o Dia dos Namorados, as empresas podem investir na criação de comunidades de clientes, onde podem compartilhar informações sobre produtos, realizar promoções exclusivas, enviar links diretos para páginas de produtos ou catálogos virtuais e fornecer suporte pós-venda. E, para agilizar este atendimento, a plataforma também permite a automação de respostas por meio de chatbots, garantindo uma experiência satisfatória para o cliente e permitindo-lhes alcançar um público mais amplo para aumentar suas conversões de maneira eficaz.
#2 Instagram: entre todas as redes sociais, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, na qual, segundo uma pesquisa da Opinion Box, 82% seguem alguma marca ou empresa. Em meio a tantos acessos diários, essa é uma plataforma que não pode deixar de ser explorada no Dia dos Namorados. Além de poderem enviar vídeos curtos, fotos e imagens em carrossel para ajudar na educação de uso de produtos e serviços, essa plataforma permite que as empresas patrocinem anúncios, gerem cliques, conversões, visualizações de vídeos e conversas em direct através do Instagram Ads ou, diretamente na loja da marca. A possibilidade de realizar essas estratégias de forma segmentada direcionando para um público específico com base em interesses, localização e demografia, eleva ainda mais a conversão dos clientes, que podem adquirir os produtos diretamente no aplicativo, sem a necessidade de redirecionamento para outros sites.
#3 RCS: criado pelo Google, é conhecido como a “evolução do SMS”, e considerado como um dos mais novos e promissores canais de comunicação do mercado. Seus recursos avançados o tornam um canal estratégico para o Dia dos Namorados, oferecendo uma experiência mais rica e interativa em comparação com as mensagens de texto tradicionais. Isso acontece pois, nele, as empresas podem envolver seus clientes de forma personalizada, utilizando elementos como imagens, vídeos, botões interativos e carrosséis de produtos no envio de mensagens, junto com uma confirmação de leitura e a possibilidade de rastrear a entrega, o que é especialmente útil para o e-commerce. Para ajudá-las no alto volume de vendas da data, o RCS permite ainda a automatização das mensagens por meio de lembretes de carrinho abandonado ou atualizações de pedidos, aumentando a eficiência e a conveniência para os clientes.
Cada um desses canais permitirá que as empresas intensifiquem o relacionamento com seus clientes de forma mais envolvente e personalizada, melhorando a experiência de compra e impulsionando as vendas. Mas, para isso, precisam planejar todas as ações com antecedência, estudando as necessidades de seu público-alvo para criar estratégias assertivas e, ainda, alocar adequadamente seus recursos, evitando situações de escassez de produtos, atrasos na entrega e problemas de atendimento.
A experiência do cliente deve ser o foco principal das ações desta data comemorativa, o que envolve desde a criação de uma jornada de compra fluida e conveniente, até o fornecimento de um atendimento personalizado e eficiente. Quanto maior for este cuidado, melhor será a capacidade de inovação e aprimoramento contínuo dos produtos e serviços e, assim, a criação de relacionamentos duradouros que promovam a fidelidade do consumidor à marca.
*Thiago Gomes é Diretor de Customer Success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
FONTE: blogdajuliska.com.br