O recorde do Tour não é de Lance Armstrong: suas sete vitórias foram anuladas. Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel Induráin – o único a vencer consecutivamente – são os únicos com 5 vitórias.
O piloto com mais vitórias em etapas continua sendo Eddy Merckx com 34. Mark Cavendish segue com 30. O Tour de France tem 114 anos de história, mas 2020 é a edição 107. O motivo são as duas guerras mundiais, que interromperam a corrida entre 1914 e 1919, primeiro; e 1940 e 1946, posteriormente.
A camisa amarela tem um motivo. Assim como a camisa rosa do Giro da Itália se deve à cor tradicional do jornal La Gazzetta dello Sport, o amarelo do Tour corresponde ao da L´Auto, publicação que criou a corrida. Foi uma estratégia publicitária.
Não há Tour feminino. Embora a grande maioria das corridas de ciclismo hoje tenha seu equivalente feminino, a maior de todas não tem. Existiu na década de 1980, mas o projeto foi abandonado. Um erro que a UCI tentará corrigir mais cedo ou mais tarde, parece que até 2022.
A corrida é seguida por milhões de pessoas em 190 países ao redor do mundo. É de longe a prova de ciclismo mais seguida e coberta do mundo e um evento esportivo de referência mundial.
O mais jovem vencedor do Tour de France foi Henri Comet em 1904, com 19 anos. Nesse mesmo ano, o ciclista mais velho a correr o Tour de France foi Henri Paret, com 50 anos. Sete espanhóis venceram o Tour de France: Federico Martín Bahamontes, Luis Ocaña, Perico Delgado, Miguel Induráin, Óscar Pereiro, Carlos Sastre e Alberto Contador.
A França é o país com mais vitórias (36), mas a última data de 1985. A Bélgica vem depois, com 18 vitórias, e a Espanha tem 12.
O leãozinho de pelúcia dado aos ganhadores da camisa amarela veio do banco Credit Lyonnais (agora LCL), que patrocina a camisa amarela do Tour. O leão é a imagem do banco, que é da cidade de Lyon. Em 1987, esse patrocinador decidiu incluir seu logotipo na rodada de gala, e achou que uma boa maneira de fazer isso era dar ao camisa amarela um pequeno leão de pelúcia.
Mais notícias no Blog ClubeB2B