Criadores de conteúdo do Brasil poderão oferecer em breve um serviço de assinatura para seus seguidores no Instagram e obter uma remuneração extra com a divulgação de conteúdos exclusivos.
A plataforma social anunciou que o recurso “Assinaturas” chega ao Brasil e em outros países da Europa e da América do Norte nas próximas semanas. O recurso já estava disponível nos Estados Unidos desde o ano passado e deve ser lançado gradualmente em todas as regiões do mundo onde o Instagram opera.
Benefícios das Assinaturas no Instagram
O serviço de Assinaturas do Instagram permite que os criadores de conteúdo ofereçam planos com benefícios exclusivos para seus fãs.
Entre os conteúdos que podem ser compartilhados com os assinantes estão:
- Posts, stories, reels e lives exclusivos;
- Stickers de interação exclusivos;
- Destaques de stories apenas para assinantes;
- Canais sociais e de transmissão para assinantes;
- Selos de assinante.
As Assinaturas do Instagram permitem que os criadores utilizem a plataforma para monetizar conteúdos e estabelecer vínculos mais próximos com os seus seguidores. Com um plano de assinatura, influenciadores podem cobrar pelo acesso a material exclusivo — identificados com selos na cor roxa — e a participação dos fãs em canais restritos.
Outro benefício de assinar um perfil é ter um selo de assinante que aparece ao lado do nome em mensagens e comentários. Esse recurso permite que os criadores identifiquem e priorizem a interação com seus assinantes.
Como criar um plano de assinatura no Instagram
Criadores de conteúdo terão acesso à ferramenta de assinaturas dentro do painel profissional:
- Acesse Perfil > Painel profissional > Suas ferramentas > Assinaturas > Começar;
- Configure uma conta para receber os valores de assinaturas;
- Defina o preço da assinatura mensal da sua conta;
- Notifique seus seguidores do plano de assinatura*;
- Após a confirmação de pagamento, os assinantes já poderão acessar os conteúdos exclusivos.
*A notificação dos seguidores acontece dentro de três dias após a configuração do plano de assinatura.
Os criadores de conteúdo podem gerenciar os planos e remover assinantes ativos dentro de Painel profissional > Assinaturas. Além do Brasil, o recurso chega nas próximas semanas ao México, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, além de Japão e Austrália.
Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-traz-ao-brasil-opcao-de-assinatura-para-venda-de-conteudo-exclusivo-257056/