Estrelado por Bruna Marquezine, Besouro Azul ganha elogios da crítica especializada

Reviews internacionais dizem que o novo filme da DC tem ‘coração, humor e um elenco brilhante’

Xolo Maridueña e Bruna Marquezine estrelam ‘Besouro Azul’ — Foto: Reprodução/Instagram

Está chegando a hora de conhecermos o mais novo herói dos filmes da DC! Estrelado por Bruna Marquezine e Xolo Maridueña, “Besouro Azul” chega aos cinemas nesta quinta-feira (17), e as primeiras críticas do longa já estão no ar.

As reviews feitas por grandes veículos internacionais são, em sua maioria, positivas. No site Rotten Tomatoes, conhecido por ser um agregador de críticas especializadas, “Besouro Azul” abriu com uma porcentagem de 88% de notas acima da média.

Os críticos destacam a unidade familiar latina no centro da história. Diferente de heróis como o Homem-Aranha que, ao ganhar poderes, decide escondê-los de sua família, aqui acompanhamos a história de Jaime Reyes, que conta com sua irmã, seu tio e até sua avó durante toda a sua aventura como Besouro Azul. Para os jornalistas, este é o elemento que traz autenticidade ao longa.

Para a renomada revista Variety, “Besouro Azul” é “uma história de origem de super-herói que funciona ao misturar efeitos visuais ao estilo anos 80 e apostas baixas”, indicando que os desafios enfrentados por Jaime são mais mundanos e pé no chão. “Uma aventura que se leva menos a sério do que a maioria dos filmes inspirados em quadrinhos”, completa.

Bruna Marquezine aparece ao lado de Xolo Maridueña em novo trailer de ‘Besouro Azul’ — Foto: Reprodução


O Deadline concorda e acrescenta: “Tem coração, humor e um elenco brilhante”. O The Wrap acredita que a produção “encontra a cura para a fatiga dos filmes de super-heróis com uma charmosa história familiar” e diz ainda que é “refrescante voltar ao básico e contar uma história familiar de uma forma nova e animadora”.

Outros veículos famosos no meio cinematográfico como Entertainment Weekly, The Hollywood Reporter, Digital Spy e Mashable também elogiaram ao citar que o filme é divertido, emotivo e capaz de superar os clichês com autenticidade em suas referências culturais latinas.

Em “Besouro Azul”, Xolo Maridueña é Jaime Reyes, um jovem que recebe uma tarefa surpreendente das mãos de Jenny Kord, personagem de Bruna Marquezine: cuidar de um objeto misterioso. Logo ele descobre que esse artefato é um escaravelho superpoderoso, que se prende à sua coluna, lhe fornecendo uma magnífica armadura alienígena azul.

Bruna Marquezine no trailer de ‘Besouro Azul’ — Foto: Reprodução



Greve em Hollywood

“Besouro Azul” não chegou em um momento fácil para o cinema norte-americano. A greve de atores de Hollywood continua rolando, o que impede que Xolo, Bruna e tantos outros nomes do elenco divulguem a produção. Quando as paralisações foram anunciadas, Maridueña e Marquezine confirmaram em suas redes sociais que não promoveriam o filme em apoio as reivindicações de seus colegas.

Sendo assim, o diretor Ángel Manuel Soto foi o único capaz de comparecer a estreia oficial da produção. Em papo com a Variety diretamente do tapete vermelho – ou melhor, azul – do evento, Ángel elogiou seus atores:

“Eles não podem estar aqui hoje. Mas, sabe? Eles estão lutando a luta do bem. É muito importante que a gente que eles estão sendo heróis agora. Eles estão sacrificando essa grande oportunidade”, disse.

Em meio à greve, e entendendo a importância de um filme que traz pela primeira vez um super-herói latino, 27 grupos pela defesa dos direitos dos latinos lançaram uma carta aberta em conjunto pedindo para que o público apoie e promova o longa, já que a equipe não pode fazer o mesmo.

Grupos de fãs, conhecidos como #BlueBeetleBattalion ou, em tradução, Batalhão Besouro Azul, também vem trabalhando na divulgação do filme nas redes sociais. Aqui no Brasil, amigos de Bruna Marquezine, como Sasha Meneghel e Enzo Celulari aderiram a campanha de promoção do longa.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Ana-Christina Ramón, que faz parte do conselho do Latino Film Institute e foi a principal autora do Relatório de Diversidade de Hollywood da UCLA, comentou a situação: “Nenhum filme deveria assumir toda a responsabilidade pela representação latina em Hollywood. Mas seu sucesso pode ser o exemplo inegável de que o investimento em criadores latinos compensa”.

Besouro Azul’: Bruna Marquezine aparece em pôster caracterizada como Jenny Kord — Foto: Warner Bros
Rolar para cima