s Jobim. foto: Reprodução/Arquivo
O governador do Rio, Cláudio Castro, sancionou o projeto de lei para tornar a Bossa Nova um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. No final da semana, a lei 10.075/23 proposta pelo deputado Marcio Canella foi publicada no Diário Oficial.
A Bossa Nova surgiu na zona sul do Rio, na década de 1950. Amigos músicos e boêmios reuniam-se na casa da cantora Nara Leão. Influenciados pelo jazz americano, sem deixar de lado o samba brasileiro, Vinícius de Moraes e Tom Jobim, dois importantes integrantes desse grupo, lançaram “Chega de Saudade”, considerada um marco e um hino da Bossa Nova. Foi o pontapé que deu início ao talvez mais importante estilo musical nacional.
O gênero consagrou outros artistas, como João Gilberto, Sérgio Mendes, Astrud Gilberto, Miucha, Roberto Menescal, Baden Powell, João Donato e outros. Além de lançar tais músicos, o estilo foi responsável por impulsionar a música brasileira fora do País. “Garota de Ipanema” ficou tão famosa lá fora quanto por aqui. A música ganhou cerca de 170 versões no mundo todo. Outras composições importantes do movimento são: “Corcovado”, “O Barquinho”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Desafinado”, “Mas que Nada”, entre tantos outros.