Os telespectadores foram surpreendidos na noite de hoje (12), pela interpretação da atriz potiguar Titina Medeiros, na novela “Amor Perfeito”, da Rede Globo. Titina deu vida a uma figura histórica que deixou forte marca na política nacional: Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita no Brasil e na América Latina.
A história de Alzira Soriano é um testemunho do pioneirismo das mulheres na política, especialmente no Rio Grande do Norte. Em 1928, numa época em que as mulheres ainda não tinham o direito ao voto em todo o Brasil, Alzira quebrou barreiras ao ser eleita prefeita da cidade de Lajes, no interior do estado.
A eleição de Alzira Soriano ocorreu graças a uma lei estadual que autorizava a participação das mulheres na política potiguar. “No Rio Grande do Norte poderão votar e ser votados, sem distinção de sexos, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por esta lei”, diz o texto da Lei Estadual 660, de 25 de outubro de 1927, conforme registro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
Alzira Soriano, de 32 anos, não apenas votou como disputou e venceu as eleições municipais daquele ano em Lajes, um pequeno município no interior do Rio Grande Norte.
Na novela “Amor Perfeito”, a interpretação magistral de Titina Medeiros trouxe à vida essa figura icônica da história política brasileira.
Fonte: Hilneth Correia