Média da ocupação hoteleira no RN deve chegar a 80% no fim de ano

Foto: Alex Régis

A chegada de fim de ano e o início da alta estação tem gerado altas expectativas no trade turístico do Rio Grande do Norte. Para a virada de ano no Estado, a média de ocupação hoteleira deve ficar na casa dos 80%, segundo previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-RN). Segundo interlocutores do turismo potiguar, o preço das passagens aéreas segue sendo uma dificuldade de atração turística ao Estado.


“A expectativa para o Reveillon é boa, achamos que vamos ter uma média de ocupação acima de 80%. O que significa dizer que dezenas de hotéis estarão com 100% de ocupação. Alguns 90%, outros com 80%, 85%. Quando você soma tudo e divide, vai dar no mínimo 80%. É uma média muito alta de ocupação”, aponta o presidente da entidade, Abdon Gosson. Segundo Abdon, o litoral potiguar dispõe de 35 a 38 mil leitos nos destinos de Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e Galinhos.


“O mercado não está super aquecido, mas o mercado está respondendo bem. Então temos essa média de 80%. E por qual razão não se chega aos 100? Porque o maior calo do turismo no RN é o preço as passagens aéreas. Milhares de turistas deixarão de vir ao Rio Grande do Norte não porque não querem, mas porque o preço das passagens aéreas inviabiliza uma família de quatro ou cinco pessoas de vir a Natal e é mais barato ir à Pernambuco, Paraíba, Ceará. ”, acrescenta.


O presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares do RN (SBHRS-RN), Habib Chalita, corrobora a dificuldade relativa ao preço das passagens aéreas, mas aponta que a expectativa do setor está otimista para 2023.


“A expectativa sempre é boa, mesmo com fator adverso dos preços das passagens. Natal é uma das cidades que as pessoas mais buscam no fim do ano. Acreditamos que poderemos ter um aumento na procura já nos próximos dias”, disse.


O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no RN (Abav-RN), Luís Leite, diz que as agências já estão fechando pacotes para o fim do ano e também está otimista com a ocupação no Estado.


“Nessa Black Friday que se passou tivemos uma repercussão fant[ástica, com uma procura grande tanto na parte de hoteis e pacotes junto a operadoras. Os hotéis estão otimistas, com muitas reservas concluídas. Nas próximas semanas, que antecedem Natal e Reveillon, deveremos ter um fechamento de quase 100%”, aponta.

Fonte: Tribuna do Norte

Rolar para cima