“skatismo”

A febre dos sneakers de luxo, que tomou conta da moda na última década, deu origem a uma nova tendência: a dos produtos para a prática de skate, uma vez que muitos desses tênis que vendem aos montes, apesar de custarem milhares de dólares, foram inspirados naqueles usados por skatistas de rua.

Um marco dessa nova moda rolou no começo de dezembro, quando a fabricante de skates britânica Palace lançou um curta no qual o skatista profissional Lucien Clark aparece dando umas voltinhas por dentro da loja de departamentos mais famosa de Londres, a Harrods.

Reprodução/Unsplash

Atendido com toda atenção do mundo pelo concierge do centenário estabelecimento, Clark é visto ainda subindo as escadas rolantes e fazendo outras piruetas, sempre exibindo modelos diferentes de skates da Palace – inclusive um que custa nada menos que £ 255 (R$ 1.969).

Adicionem também a Louis Vuitton, a Hermès, a Gucci e Celine no clube das marcas de luxo que resolveram agradar os skatistas. Todas essas maisons estão dando atenção a esses esportistas pelo menos desde 2018, e lançando produtos específicos para eles.

Skatismo
Reprodução/Unsplash

Em novembro, por exemplo, a LV lançou um conjunto que custava US$ 60 mil (R$ 342,1 mil), talvez acessível apenas a Nyjah Huston, o skatista americano que é considerado o mais bem pago do mundo. A Saint Laurent também entrou na brincadeira, e hoje fabrica skates estilizados com sua marca que custam em torno de £ 2.170 (R$ 16.752).

Divulgação

Com a popularidade em alta desde o ano passado, quando se tornou um dos esportes mais atraentes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o skatismo também tem crescido sob o ponto de vista comercial. Basta dizer que um dos tênis da Nike feitos exclusivamente para skatistas viu suas vendas saltarem 850% só no ano passado.

Outro fator positivo do skatismo é sua natureza unissex, já que tênis para skate são iguais para homens e mulheres – e jovens. E com a cultura genderless em alta, as marcas não querem perder a chance de aumentar sua receitas conquistando um novo público, que adora também calças, suéteres, tênis e muitas outras peças de grife.

Reprodução/Unsplash
Rolar para cima